Trabalho em equipe: dinâmicas de grupo e frases de motivação

Manter uma equipe de trabalho motivada é o primeiro passo para ter uma empresa de sucesso e existem algumas estratégias que podem ajudar

Escrito por -

Saber trabalhar bem em equipe é um dos requisitos que as empresas buscam em funcionários para que figurem no seu quadro efetivo. São muitas as vantagens que o trabalho em equipe proporciona, e é essencial para ter um ambiente corporativo saudável.

A interação entre o grupo de trabalho agrega valor e fortalece a confiança entre os colaboradores, gerando resultados muito mais positivos e produtivos. Isso contribui para o crescimento da organização da qual fazem parte e do crescimento pessoal de cada um também.

Trabalho em equipe

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e saber trabalhar em equipe pode fazer você se destacar entre centenas de concorrentes. Além de deixar as pessoas mais motivadas para trabalhar, é possível estimular o aprimoramento de cada profissional nas funções que exercem.



Uma boa comunicação entre a equipe é fundamental para manter a convivência pacífica e diminuir erros que possam ocorrer.

Aprender a habilidade de falar e escutar nos momentos certos é a chave para continuar mantendo um trabalho em equipe de alto nível.

trabalho em equipe
O trabalho em equipe permite um ambiente empresarial mais saudável e produtivo (Foto: Instituto Brasileiro de Coaching)

Saiba ainda: Declaração de trabalho: modelo simples para imprimir

Frases de motivação

Manter uma equipe motivada é muito importante para continuar produzindo e batendo as metas estabelecidas. Caso perceba que a desmotivação está tomando conta, o uso de frases de motivação podem ajudar a aumentar o ânimo entre os colaboradores.

Uma frase dita pelo filósofo e escritor norte-americano Elbert Hubbard dá uma ideia da importância da motivação no ambiente de trabalho, ele disse “Uma máquina pode fazer o trabalho de cinquenta pessoas comuns.

Mas nenhuma máquina pode fazer o trabalho de uma pessoa extraordinária”.

Quando a equipe perde a vontade de construir algo em conjunto, fica muito mais difícil para todos os setores.

Confira algumas frases para usar como motivação:

Ayrton Senna: “Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas.”

Michael Jordan: “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.”

Dinâmica de grupo para trabalho em equipe: 5 exemplos

As dinâmicas de grupo são comuns em processos seletivos e também são usadas como uma forma de motivar a equipe de trabalho.

dinâmicas em grupo
(Foto: nbforum.com)

Conheça 5 exemplos de dinâmicas em grupo:



  • Vamos as mãos?

Nessa dinâmica todo o grupo dá as mãos e formam uma roda, depois soltam as mãos e andam pela sala. Em um momento é colocado um ponto central e é pedido para que todos se fiquem em cima do mesmo ponto e deem as mãos ao seus pares originais, forçando todos a formar um bolo de gente.

Essa dinâmica mostra a importância da liderança informal e trabalho em equipe.

  • Ilha do tesouro

Em um canto da sala é colocado um prêmio, na outra tem uma folha de jornal para cada dupla. Os participantes devem ficar em pé sobre o jornal e chegar até o prêmio sem tocar os pés fora do jornal e sem rasgar.

O único jeito de cumprir a tarefa é se unindo a outra dupla e pegar o jornal que sobrou e colocar à frente e assim por diante, até chegar no final.

  • Aceita o desafio?

São divididos dois grupos e forme um círculo alternando os participantes dos grupos. Entregue a “caixa do desafio” e explique que a caixa passar de mão em mão e quando parar a música a pessoa com a caixa terá que cumprir o desafio, se não cumprir ela e seu grupo sofrerá punições.

Nesse momento a pessoa pode optar entre cumprir o desafio ou passar para outra, caso passe, a outra pessoa também tem as mesmas opções.

Leia mais: SINE BH 2018: Vagas de emprego, endereço

Ao final, a pessoa que aceitar o desafio vai desembrulhar a caixa e descobrir que era uma caixa de bombom, mostrando que é preciso ter coragem para encarar os desafios que aparecem.

  • Quem eu levo?

São distribuídos envelopes e dentro de cada tem um questionário com 3 perguntas. Todas as perguntas devem ser feitas para escolher pessoas que mais agradem quem está escolhendo e avise que as escolhas são confidencias e que não se deve assinar.

Recolha os envelopes e desenvolva outras atividades e no fim devolva os envelopes e diga que as pessoas podem alterar suas respostas se quiserem.

Essa dinâmica é para mostrar que as opiniões podem mudar e mostrar que é importante trabalhar em conjunto.

  • Corrente de apoio

Forme um círculo fechado com os participantes para que fique encostando um no ombro do outro e pedir cada vez mais se reduza o tamanho do círculo, e todos vão virando até que fiquem tocando as costas na pessoa da frente.

Depois é pedido que sentem ao mesmo tempo no joelho da pessoa de trás, apoiando na cintura do colega da frente para evitar que caiam, e isso só é possível se o exercício for realizado em sincronia.

Isso é uma forma de demonstrar como a confiança no trabalho do outro é importante no mundo corporativo e mostra a importância do trabalho em equipe.

Trabalho em equipe: dinâmicas de grupo e frases de motivação
Avalie essa matéria!