Entrevista de Emprego: Perguntas e Respostas Prontas

Leia as perguntas e respostas mais frequentes utilizadas em uma entrevista de emprego para se preparar ao máximo e se destacar entre os candidatos

Escrito por -

A entrevista de emprego possui grande importância na escolha do profissional adequado para a vaga disponibilizada pela empresa. Nesta ocasião, o entrevistador faz diversas perguntas, em sua maioria de cunho profissional aos candidatos ao cargo.

As perguntas feitas geram grande dúvida nos profissionais, que nunca sabem ao certo o que esperar e o que deve ou não responder quando submetido às perguntas feitas pelos recrutadores.

Essas dúvidas podem gerar medo e ansiedade, atrapalhando o desempenho do candidato. Por isso, existem as perguntas e respostas apropriadas para os questionamentos feitos durante o processo de seleção.



Saiba aqui como falar sobre os seus defeitos e qualidades e quais são as perguntas e respostas mais frequentes e adequadas no dia da entrevista de trabalho. 

O que falar em uma entrevista de emprego sobre qualidades e defeitos? 

Geralmente, os recrutadores pedem aos candidatos que falem seus pontos fortes e fracos. Muitos profissionais têm dificuldade de expor de maneira clara e verdadeira suas qualidades e defeito durante essa etapa.

O melhor é sempre usar a sinceridade, expondo de forma objetiva suas qualidades profissionais, que são elogiadas pelo chefe, colegas de trabalho e que são vistas pela própria pessoa.

Evite sempre o uso de clichês, como: falar que o defeito e qualidade é ser perfeccionista, ou outros clichês que os recrutadores ouvem com frequência. Além de ser ruim, pode parecer que o profissional está mentindo. 

o que falar em uma entrevista de emprego
Algumas dessas perguntas são inevitáveis em uma entrevista de emprego (Foto: Revista do RH)

Leia mais: Como se comportar em uma entrevista de emprego com psicólogo

Entrevista de primeiro emprego 

Na entrevista de primeiro emprego, os jovens profissionais tendem a ficar ainda mais nervosos e ansiosos, o que dificulta seu sucesso durante a seleção. 

O mais adequado é se preparar com antecedência, ficando atento aos seguintes pontos:

  • Conheça a empresa que deseja trabalhar;
  • Conheça a vaga e suas atribuições;
  • Mantenha a calma durante o tempo que estiver sendo entrevistado;
  • Seja sempre educado e comunicativo;
  • Evite o uso de gírias e excesso de movimentos com pés e mãos. 

Perguntas e respostas prontas 

Veja as 5 perguntas e respostas prontas para uma entrevista de emprego para você se preparar: 

  1. Fale mais sobre você?

“Sou formado (a) na  pela …  no curso … Minha experiência profissional foi  nas empresas…, onde pude trabalhar e desenvolver habilidades em…”

Tente falar um pouco sobre você, porém sem entrar muito na vida pessoal, focando mais no lado profissional.



  1. Quais são seus objetivos profissionais?

“Meus objetivos profissionais são.., a curto prazo, …, a médio prazo e a longo prazo…”

Fale sempre os objetivos reais, que tenham a ver com a área que está candidatando, ou que tem essa área dentro da empresa, pois toda organização quer um colaborador que queira desenvolver sua carreira dentro da organização.

É importante também mencionar o que está fazendo e o que pretende fazer para alcançar esses objetivos: cursos, palestras, workshops.

entrevista de emprego
(Foto: Estudos & Profissões)
  1. Como se imagina daqui a 5 anos?

“As minhas perspectivas de futuro são…, desejo estar na posição profissional…, quero desenvolver projetos na área… Para atingir isso faço ou pretendo fazer o curso… Minha intenção com isso é crescer profissionalmente e colaborar com a empresa”

Fale do que pensa sua vida profissional daqui 5 anos, a posição que almeja, os projetos que sonha em desenvolver na instituição e o que pretende fazer ou já está fazendo para alcançá-los.

Saiba ainda: Empresa Sodexo Trabalhe Conosco: Recrutamento

  1. Quais são seus diferenciais como profissional?

“Meus principais diferenciais são… Sou elogiado pelos meus colegas e chefes pois com isso colaborei para um melhor ambiente dentro do trabalho.”

Seja sincero, fale como seus diferenciais como profissional já ajudaram e ajuda no dia a dia dentro do trabalho. De exemplos, associando as situações já ocorridas.

  1. Quais foram suas maiores conquistas na sua carreira?

“Minhas maiores conquistas foram… Isso ajudou muito dentro do meu setor de trabalho por que…”

Por menores que sejam suas conquistas, elas são importantes de serem mencionadas. Sempre valorize suas ações e seu trabalho.

E para completar, que tal assistir um vídeo bem legal da Chequim Treinamentos? Ele pode te ajudar ainda mais.

Entrevista de Emprego: Perguntas e Respostas Prontas
Avalie essa matéria!