Como fazer um bom curriculum vitae para o primeiro emprego

O curriculum é a primeira impressão que o candidato revela ao contratante, este é o momento de surpreender

Escrito por -


Não sabe como montar seu curriculum? Veja como fazer um bom curriculum vitae para o primeiro emprego:

A grande preocupação da maioria dos estudantes que acabam de se formar e querem ingressar no mercado de trabalho é como montar um currículo apresentável. O que devo colocar? É preciso encher o currículo com as minhas experiências? Devo escrever o que espero trabalhando na empresa? Essas são algumas das muitas dúvidas que possuem aqueles que estão em busca de sua primeira oportunidade de trabalho.

Foto: Busmati
Foto: Busmati

Como fazer um bom curriculum vitae para o primeiro emprego

Saber montar um bom currículo é essencial na hora de conseguir o tão sonhado primeiro emprego. Antes de tudo, é necessário estar ciente de que quando um recrutador lê a idade no currículo, ele geralmente já imagina que o candidato não possui muita experiência e isso não é um problema de forma alguma.



A primeira coisa que se deve conter num currículo são os dados pessoais, as informações acadêmicas, informações profissionais e outras informações que possam vir a ser relevantes para o cargo em questão.

Como cadastrar currículo na Nestle- Clique aqui

O objetivo profissional é uma das informações mais importantes na hora de preencher um currículo, um texto curto em que o candidato informa sua área de atuação e suas expectativas profissionais. Pense e reflita bastante sobre seus objetivos e seja específico, não coloque o nome do cargo, para cada empresa escreva um objetivo diferente e o mais importante: Vá direto ao ponto!

Não se esqueça de ser completamente sincero e claro em relação a algum detalhe que possa distingui-lo de outros candidatos. Por exemplo, se for fluente em algum idioma, deixe claro o quanto você o domina e o conhecimento que você adquiriu.

O que colocar no currículo para primeiro emprego

Foto: Thedailystar
Foto: Thedailystar

  Passo-a-passo para fazer o currículo para primeiro emprego:

  • Dados pessoas: Deve ser objetivo e conter apenas nome, endereço, telefone para contato, e-mail, idade e estado civil.
  • Formação: Dê bastante ênfase a este tópico! Coloque nome da(s) instituição(s) em que estudou, carga horária e previsão de conclusão do curso caso ainda não o tenha concluído.
  • Experiências profissionais: Se não houver experiência anterior, informe atividades extra-curriculares, estágios, cursos, workshops, eventos e outros cursos relevantes para o cargo que se deseja.
  • Objetivo: Escreva uma descrição simples e direta sobre qual é o seu objetivo, definindo suas habilidades, mas sem se valer de elogios para exaltar suas qualidades pessoais.
Como fazer um bom curriculum vitae para o primeiro emprego
Avalie essa matéria!