Carta de demissão 2018: modelos prontos, como fazer

Acabe com as principais dúvidas a respeito de uma carta de demissão, seja com aviso prévio, com dispensa do prazo ou por justa causa

Escrito por -


Muitas dúvidas no momento da demissão estão ligadas à temida carta de demissão, seja na visão do chefe ou do funcionário: Como fazer? O que escrever? Devo desabafar? Detalhar os motivos da demissão?

A demissão é um dos momentos mais difíceis que uma pessoa pode passar em sua vida adulta. Seja do lado do empregador ou do empregado, em algum momento você estará diante desta delicada situação e, para reduzir seus danos, precisa saber como agir. Não se engane, não será um processo fácil e é natural ter diversas perguntas.

Esses são questionamentos comuns e válidos por parte dos envolvidos. Para facilitar esse momento tão difícil, confira respostas das perguntas mais comuns e modelos de carta de demissão.



Carta de demissão deve ser feita a mão ou digitada? 

Na prática, não faz diferença. Estando o documento com as informações necessárias e com sua assinatura, este pode ser entregue tanto a mão quanto digitado. 

Entretanto, é raríssimo que ele seja entregue escrito à mão. A formalidade e seriedade da situação exigem que você submeta sua carta da forma mais oficial possível, o que compreende que ela será impressa e assinada por você posteriormente.

Como fazer de forma simples 

Não há necessidade de detalhar ou desabafar em sua carta de demissão. Esta deve ser um documento direto e formal que simplesmente comunica o motivo da demissão e pede o encerramento do contrato.

carta de demissao
A carta de demissão ficará nos arquivos da empresa. (Foto: Adeltec)

Para maiores explicações, o recomendado é ter uma conversa com o profissional de RH ou gestor responsável pela sua área: a chave para uma carta de demissão é mantê-la simples.

Para facilitar ainda mais, seguem três modelos de cartas de demissão. Para preenchê-los, basta substituir tudo que está entre “[ ]” pelas informações solicitadas.

Leia mais: Objetivo para curriculum pronto: o que escrever? 5 Frases

Modelo pronto com aviso prévio 

Este modelo é o padrão: pedido de demissão de um funcionário que pretende cumprir o aviso prévio. 

“À ______  [INSIRA A EMPRESA QUE VOCÊ TRABALHA]

Prezado(s) Senhor(es),

Por motivos [INSIRA PESSOAIS OU PROFISSIONAIS] comunico formalmente, por meio desta carta, meu pedido de demissão, e encerramento da minha função de [INSIRA O CARGO OCUPADO] nesta empresa.

Atesto que cumprirei o aviso prévio, em acordo com a lei, no período entre __ /__ /_____  [INSIRA A DATA DE INÍCIO DO AVISO PRÉVIO] a __ /__ /____ [INSIRA A DATA DE FIM DO AVISO PRÉVIO]

________, ___ de ______ de _______ [INSIRA LOCAL E DATA COMPLETA]

[INSIRA SUA ASSINATURA]

[INSIRA SEU NOME COMPLETO] “

Com dispensa do aviso prévio 

Um pouco mais incomum, esta é a carta do funcionário que pede dispensa do aviso prévio e encerramento imediato do seu contrato de trabalho. 

“À ______  [INSIRA A EMPRESA QUE VOCÊ TRABALHA]

Prezado(s) senhor(es),

Venho, por meio deste, comunicar formalmente meu pedido de demissão, me desligando do cargo [INSIRA O CARGO OCUPADO] que ocupo na empresa.

Caso seja possível, solicito a dispensa do cumprimento do Aviso Prévio e o encerramento imediato do contrato.

________, ___ de ______ de _______ [INSIRA LOCAL E DATA COMPLETA]

[INSIRA SUA ASSINATURA]

[INSIRA SEU NOME COMPLETO] “


Saiba ainda: PAT Itapetininga 2018: vagas de emprego, telefone, cadastro

Exemplo de carta de demissão por justa causa 

Por último, este é um modelo de carta padrão para o empregador demitir funcionários por justa causa. É importante se atentar à inclusão do motivo legal da demissão por justa causa, sempre de acordo com a CLT.

“À _____________ [INSIRA O NOME DO EMPREGADO DESLIGADO]

Comunicamos que a partir desta data declaramos rescindido seu contrato de trabalho, por justa causa, nos termos da [INSIRA AQUI A RAZÃO LEGAL DA DEMISSÃO] do artigo 482 da CLT, pelas seguintes razões: [INSIRA NESTE PARÁGRAFO DETALHADAMENTE OS MOTIVOS PARA A DEMISSÃO]

Agradecemos o seu tempo de colaboração a esta empresa.

________, ___ de ______ de _______ [INSIRA LOCAL E DATA COMPLETA]

[ASSINATURA DO REPRESENTANTE DE RECURSOS HUMANOS]

[NOME COMPLETO DO REPRESENTANTE DE RECURSOS HUMANOS]

Carta de demissão 2018: modelos prontos, como fazer
Avalie essa matéria!